Unidade 09

EVOLUÇÃO DO SER HUMANO

O ser humano representa a única espécie sobrevivente da família Hominidae. Os  restos fósseis dos hominídeos têm sido encontrados desde fins do século XIX  e constituem ainda um registro muito fragmentário. Entretanto, o que se conhece já é suficiente para inferir a sequência evolutiva que originou a nossa espécie. As modificações mais importantes do grupo foram:

a)      postura bípede, que resultou de alteração  do esqueleto, especialmente nos ossos da bacia e na articulação dos membros posteriores;

b)      maior desenvolvimento da habilidade manual;

c)      aumento da capacidade craniana , principalmente das áreas relacionadas com a atividade inteligente;

d)      modificações na mandíbula e nos dentes, que permitiram o desenvolvimento da linguagem articulada e modificações na dieta alimentar ;

e)      comportamento grupal e comunicação, que ampliaram as possibilidades de defesa.

 O mais antigo ancestral dos hominídeos parece ter sido o Dryopithecus, que viveu há aproximadamente 25 milhões de anos. Sua mandíbula e seus dentes assemelhavam-se  aos dos grupos de macacos atuais e acredita-se  que sua dieta fosse constituída de insetos e frutas. Dele derivou um tipo adaptado a andar no chão, o Ramapithecus, considerado o nosso ancestral direto, mais remoto.   

Há cerca de 5 milhões de anos surgiu o Australopithecus, um novo tipo de hominídeo, cujo cérebro tinha entre 600 cm3    e 800 cm, a metade do volume cerebral do ser humano moderno. Sua postura era praticamente ereta, pois já conseguia se manter e se locomover sobre os pés. Suas mãos assemelhavam-se bastante às do ser humano atual. Junto de seus fosseis foram encontrados instrumentos rústicos de pedra, que deveriam ter sido usados como armas.      

ATIVIDADES

       Faça um resumo dos videos que voce assistiu.